Química e Corpo Perfeito


Você sabe como seu corpo funciona quando você faz exercícios físicos ?
À medida que você usa os músculos, eles vão exigir também o trabalho dos outros órgãos, de todo o seu corpo.  Por exemplo: quando o coração bate mais rápido para bombear mais sangue para os músculos, o estômago diminui sua atividade durante os exercícios para não gastar energia que os músculos possam usar. Eles são motores bioquímicos e usam o trifosfato de adenosina (ATP) como uma fonte de energia e para ocorrer a queima, o músculo precisa de oxigênio (por causa da reação química), eliminar dióxido de carbono, ácido láctico que são produtos da reação química e o calor.
Mas o que é ATP? Quimicamente ATP é um nucleotídeo de adenina cercado por três fosfatos. Quando uma célula precisa de energia, ela quebra essa ligação para produzir difosfato de adenosina (ADP) em outros casos, pode-se produzir monofosfato de adenosina (AMP). E quando ocorre excesso de energia o organismo armazena, produzindo ATP a partir de ADP e fosfato. Se a atividade do músculo é maior mais ATP é necessário. O ATP vem de três sistemas bioquímicos. Sistema de fosfato; sistema de ácido láctico-glicólise; respiração aeróbica. No sistema do fosfato, as células têm um composto chamado fosfocreatina que é altamente energético. Ele pode suprir as necessidades energéticas do músculo somente até 10 segundos. No sistema de ácido láctico-glicólise: Os músculos contêm grandes reservas de carboidrato complexo, o glicogênio. Acontece que a célula quebra o glicogênio em glicose e depois usa o metabolismo anaeróbico para produzir ATP + ácido láctico. Na respiração aeróbia: Com oxigênio, a glicose pode ser completamente decomposta em dióxido de carbono e água. Esse é o processo de respiração aeróbica. A glicose bem de três lugares: das reservas de glicogênio restantes nos músculos; da quebra do glicogênio do fígado em glicose e da absorção da glicose dos alimentos no intestino.
Bom, é isso, faça exercícios com moderação e sempre consultando um médico para fazer um acompanhamento. Espero ter ajudado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário